A situação da pandemia vem se agravando, como mostrou o coordenador-executivo do Centro de Contingência do Corona em São Paulo, ao afirmar que em decorrência dela, a cada seis minutos uma pessoa morre no estado. É preciso que o poder público garanta as condições sanitárias adequadas para que todos possam retomar às suas atividades com segurança. Devemos reconhecer que o maior número de contaminados, em todo o Brasil, representa um alerta grave que deve nos levar a um aumento forte de cuidado preventivo: manter o isolamento, ficar mais em casa e, se precisar mesmo sair, sempre o fazer com o uso de máscara e do álcool em gel.
Temos o exemplo dos hospitais em Manaus, que estão sem oxigênio para atender aos pacientes graves. Há relatos de que uma ala inteira de pacientes morreu por asfixia, segundo o pesquisador Jesem Orellana da Fiocruz-Amazônia. Em vez de pressionar as unidades de saúde a realizar o tratamento com medicamentos de comprovada ineficácia, o Ministro da Saúde Eduardo Pazzuelo, e o Presidente Bolsonaro, deveriam estar mobilizando todos os recursos para ajudar aos profissionais de saúde da região. Em um exemplo de ação oposta, há a o movimento “Unidos pela Vacina”, que o grupo “Mulheres do Brasil” está lançando junto com a Luiza Trajano. O objetivo é apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS), vacinando a todos os brasileiros. Em transcrição da apresentação que fez da sua proposta, cedo a palavra à própria Luiza Trajano:
“Eu estou participante do movimento Unidos pela Vacina. O nosso objetivo é vacinar todos os brasileiros até setembro deste ano. Sim, minha gente, vacina para todos até no máximo setembro deste ano. A gente não discute política, a gente não procura culpados. A gente discute, sim, como levar a vacina até todas as pessoas do nosso país. Os Unidos pela Vacina começou com o meu chamado ao grupo Mulheres do Brasil, que hoje já conta com mais de 70 mil mulheres no Brasil e no mundo, e é um movimento da sociedade civil como um todo. Se transformou nisso! Queremos ajudar a garantir que as vacinas cheguem a qualquer ponto desse pais, superando todo e qualquer obstáculo. A cada minuto desperdiçado, centenas de vidas são perdidas nessa batalha. Junte-se a nós! Unidos pela Vacina”.
Vereador de São Paulo
Já Atuou Como Deputado Estadual e Federal
Ex-secretário de Direitos Humanos e Cidadania
Facebook / Instagram