***Vol. 2, Nº 007 / 2020 - 12/01 (FUTURO) *Política Guilherme Wski

O Palhaçada do Circo Político Brasileiro

Guilherme Wski

Vimos as notícias sobre a invasão do capitólio americano, e com isso minha bola de cristal até grita! O Futuro é sombrio e, a luta, inevitável. Elenco alguns pontos de importância: o primeiro, a organização online que esses grupos neofascistas dominam com maestria – algumas pessoas foram presas, portando bombas e armas (o que não foi algo repentino, mas intencionalmente planejado) –, em segundo, o negacionismo de qualquer coisa que seja contrário ao pensamento do grupo, algo tipicamente fascista, mas que nessas instâncias provoca o caos com nitroglicerina.

Na minha vã “cigania”, não preciso das cartas para dizer que o mesmo irá acontecer aqui no Brasil, em 2022 – aliás, Bolsonaro falou exatamente isto, acrescentando que “nós vamos ter um problema pior do que os EUA”. Imaginando o mesmo cenário, o pior poderia se dar pelo despreparo das instituições de segurança, pela violência a qual o povo está (infelizmente) acostumado ou, até mesmo, pela ânsia de sangue que os fascistas brazucas carregam; mas, não, esses fatores são só meros detalhes.

O problema real são os números, afinal, por aqui ainda se vê uma expressiva massa ignorante, irredutível apoiadora do bolsonazismo – enquanto os americanos, inegavelmente, rejeitaram Trump. Contudo, um fato é óbvio: a invasão ao Capitólio só aconteceu porque o Trumpismo NÃO foi ideologicamente, politicamente, juridicamente e abertamente combatido. Deixaram um louco governar o país, e cenas de ameaça à democracia ecoaram pelo mundo…

Na terra do sabiá, políticos e juristas covardes, escondidos dentro de seus ternos Armani, negam ao povo a justiça, tão necessária pela imbecilidade completa e irresponsabilidade do presidente, o qual parece mesmo não se importar com o que pode acontecer, ainda, de pior. Eu instigo: o que acontece quando o palhaço toma conta do picadeiro? É só no futuro que poderemos responder, se tudo foi pelos ares, ou se agimos a tempo de conseguir o prender (de novo) na camisa de força. Se você acha que não dará em nada, ou que será diferente do que digo, não se esqueça… O que alguns homens só querem, mesmo, é ver o circo pegar fogo.

Guilherme Wski

Filósofo
Graduando de Psicologia
Escritor
Facebook / Instagram

Posts Relacionados