***Vol. 1, Nº 004 / 2020 - 01/12 (FRATERNIDADE) *Sociedade Letícia Costa

Somos Irmãs, Não Rivais

Letícia Costa

Me lembro da primeira vez em que escutei a palavra “sororidade”. Foi durante uma entrevista na rádio da faculdade com outras mulheres sobre feminismo. A explicação apresentada foi que o movimento feminista era pautado no sentimento de irmandade entre as mulheres, na sororidade. Este elo entre entre nós, segundo uma das entrevistadas, contribuiria para alcançarmos a tão sonhada igualdade de gênero. A origem da palavra está no latim “sóror” que significa irmã (da mesma forma que “frater” é irmão, e a palavra fraternidade é a irmandade entre os homens).

O sentimento, assim como a palavra, é mais conhecido por eles. Os homens, de maneira geral, apoiam uns aos outros; enquanto as mulheres aprendem, desde pequenas, a fazer o contrário. Quase todo mundo – para não generalizar – já ouviu dizer da história de uma mulher que falou mal da outra “pelas costas”, que que teve inveja e a prejudicou – ou que, simplesmente, “não foi com a cara” (antes mesmo de conhecer). Enquanto para eles, união e irmandade se tornaram quase algo “natural”, para nós é mais uma (dentre tantas!) questão para desconstruirmos. Há quem diga que a sororidade é uma utopia; mas, estes, não fazem ideia de quantas de nós estão genuinamente em busca deste caminho.

Há mundo afora uma imensidão de mulheres que esperam alcançar equidade de gênero e, para tanto, estão dispostas a derrubar tudo o que fortalece o controle masculino. Se a rivalidade entre nós faz parte da sociedade patriarcal, a sororidade já é realidade para uma parcela daquelas que podem gozar das alegrias da união. Aprendi há 5 anos, com aquela entrevistada, o significado de ser “sóror” na teoria e, recentemente, também na prática: ao saber que eu passava por uma situação delicada, aquela mulher com quem poucas vezes conversei, se fez minha amiga – e criamos um elo que tem significado verdadeiro.

A solidariedade entre as mulheres, por tempo demais, não se deu como devia; mas, ao meu ver, o presente já é diferente… E, o futuro, será ainda melhor.

Letícia Costa

Jornalista
Miss Curitiba Universo 2017
Modelo, Atriz e Escritora
Facebook / Instagram

Posts Relacionados