***Vol. 1, Nº 004 / 2020 - 01/12 (FRATERNIDADE) *Sociedade Anísio Pereira

Vidas Negras Realmente Importam?

Anísio Pereira

No século XXI, as palavras de ordem que circulam na sociedade são “tolerância” e “respeito ao próximo”. Em especial às denominadas “minorias” e, dentre elas, os negros. Esta reflexão é fruto de um fato ocorrido no Rio Grande do Sul em novembro, quando um homem de 40 anos, negro, foi assassinado dentro de um supermercado franqueado do Carrefour, em Porto Alegre. O acontecimento (factual e discursivo) ganhou repercussão, não somente no Brasil mas no mundo, e contrasta com as tais palavras de ordem. A “moral da história” do presente – também, a partir da Campanha da Fraternidade de 2020: “fraternidade e vida: dom e compromisso” – contradiz toda a discursividade de cuidado do outro, como um irmão.

O acontecimento é irônico, inclusive, pelo momento em que se deu – quando se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) – e, nos coloca em reflexão sobre a maneira como percebemos e acolhemos o outro, como sendo igual a nós, sem distinção de nenhuma espécie. A intolerância se configura por um efeito de memória em relação ao “sujeito negro” na sociedade que, desde a colonização, se manteve à sua margem. Afinal, existia escravo branco? Mas, por que apenas negros?

Ainda são predominantes os valores em relação à cor da pele, como cores que se contrastam no espaço e no tempo. Sustentada pela repercussão, a circulação em redes sociais de que “vidas negras importam” sinaliza um alerta sobre a intolerância e, também, alguma mudança nos comportamentos. Dá pista de que é preciso instaurar novos valores, manter a união e, cumprindo o papel de irmãos, colocar o interior acima da aparência, pela efetivação de uma consciência negra. A fraternidade é uma obrigação de todos, sem exclusões, e não podemos permitir que o nosso passado sombrio siga engolindo o presente de um modo tão permanente. Se não, será que as vidas negras, realmente, teriam importância?

Anísio Pereira

Doutorando em Estudos Linguísticos
Professor
Escritor
Facebook / Instagram / LinkedIn / Lattes

Posts Relacionados