***Vol. 2, Nº 008 / 2020 - 28/01 (PRESENTE) *Sociedade Adrielli Pinheiro

A Obviedade do Presente

Adrielli Pinheiro

O presente é óbvio e, como tudo o que é óbvio, precisa ser dito; pois, se o passado não nos pertence e o futuro é incerto, o que nos resta? Me parece óbvio: o presente! Por que, então, somos tão apegados ao passado e, ainda, tão temerosos ao futuro? Por exemplo, tenho um primo que já é adulto (esposo e pai) mas que, ainda, não consegue se libertar do passado. Está apegado a mãe biológica e a um pai que, segundo ele, foi o responsável por não ter conseguido estudar. Vai vendo! Me diz você, caro leitor, o quanto ele deve – ainda! – remoer esta história, até ao ponto de mudá-la? Esse é o ponto: nada do que ele diga, ou mesmo faça, mudará o que já foi. Já o que virá, depende do hoje: é o único que nos pertence. Parece óbvio, né? Mas o óbvio precisa ser dito e, muitas vezes, repetido, pois nos esquecemos dele com muita facilidade.

Há tempos que não faço planos para mais de uma semana e, tal lição, nem foi aprendia por mim durante a pandemia. No espaço de dois anos tive quatro experiências de quase morte, e foram elas que me ensinaram a viver o hoje. A partir delas foi que passei a dizer “eu te amo”, então, com muito mais facilidade; antes, eu “guardava” essa frase para não banalizá-la, mas percebi que só estava retendo os meus sentimentos e, até mesmo, sendo um pouco egoísta com algo tão bonito – afinal, não há banalidade possível em expressar um sentimento, se ele é sincero.

Mas… Calma! Não precisa sair correndo espalhando “eu te amo” por aí, ou tendo crises de ansiedade para fazer o seu “hoje” valer a pena: viver o hoje inclui se permitir apreciar, inclusive, ao nada. “Viva o hoje” não significa que você tem que estar sempre fazendo ou planejando algo. Experimente apreciar ao nada, ao silêncio, ao tempo passando. Perceba os segundos que passam enquanto você respira, e o vento sopra… Isto, também, é viver o hoje. Não importa “do quê” o seu presente é feito, apenas tenha em mente de que esse tempo é o único que te pertence e, seja lá o que você deseje para o seu futuro, tudo começa hoje.

Adrielli Pinheiro

Jornalista
Apresentadora
Redatora especialista em Marketing Digital
Facebook / Instagram / LinkedIn

Posts Relacionados