***Vol. 2, Nº 008 / 2020 - 28/01 (PRESENTE) *Cultura Regina Reinert

Clássico, Presente.

Regina Reinert

Os autores clássicos são os grandes representantes do presente. Na música, na literatura, na filosofia, na sociologia, são eles os “grandes do mundo”, sempre nos alertando e situando nos fatos. Um clássico é sempre uma arte a favor do ser humano, erradicando a ignorância e a covardia. Ler um clássico é lavar a própria alma e, até mesmo, a alma de uma nação. Com ele expandimos a mente, flagramos em nós as nossas contradições e, só então, podemos enxergar mais e além.

Clássicos são manifestos fundamentais para marcarmos uma posição contra o que há de pior; como diz Belchior, “olho de frente a cara do presente”. Sempre terão algo a nos dizer, mesmo que já tenha sido dito há 25 séculos. Como? Eles são sempre uma proposta de releitura, a partir das questões próprias do presente; porque é no clássico que o clássico renasce, prenhe de significações e reinterpretações.

O caráter datado dos clássicos se desfaz na medida em que eles nos oferecem a alteridade, o “outro” sem o qual não há a possibilidade de conhecimento de nós mesmos, em nossa relação com o presente. Ler aos clássicos, então, pode tanto ser prazeroso quanto doloroso. Se eles nos levam ao conhecimento, também nos obrigam a buscar, cada vez mais, respostas onde, às vezes, não imaginaríamos perguntar. Também nos ajudam a formar julgamentos melhores, à medida em que aprendemos a diferenciar um entulho do tesouro em ouro.

Que o presente seja o começo das nossas “histórias clássicas”, do Chopp no bar preferido, do banco da praça, do nosso amor, da nossa liberdade – com tudo o que nos faz ter vigor para resistirmos ao trágico presente que estamos passando. É como Sartre diz sobre os livros de Flaubert: “nem só a política ajuda a compreender o mundo e as coisas; [eles] são documentos sobre a atmosfera social e espiritual da França”.

A leitura de um clássico é sempre um presente.

Regina Reinert

Cientista Social
Mestre em Sociologia
Professora de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda na Uninter
Facebook / Instagram / LinkedIn / Lattes

Posts Relacionados