***Vol. 1, Nº 001 / 2020 - 20/10 (LANÇAMENTO) *Comunicação Hertz Wendell

Neuromitologia de Marca e Estratégia de Branding

Hertz Wendell

O que mito e marca têm em comum? Ambos mexem com o ser humano, acionam regiões cerebrais que vão gerar emoções, empatia, atração e, principalmente, memória – tornando inesquecível uma história de heróis e, também, a história da sua marca. Há milhares de anos, comportamentos foram desenhados em nossas mentes. São os nossos “mapas mentais”, que possuem sinais que nos guiam: os arquétipos, a matéria-prima dos mitos. Os mitos foram uma das nossas estratégias de sobrevivência, mas eles evoluíram. Hoje, se tornaram marcas que empoderam ou emocionam.

O primeiro entendimento sobre Neuromitologia de Marca é o de que ela foca o cérebro para chegar ao coração do consumidor, por meio de um conjunto sistematizado de campos de conhecimento em ação. É o casamento fértil entre neurociência do consumo e mitologia aplicada, que usa um conjunto de ferramentas e métodos com o objetivo de gerar atenção, emoção e memória sobre a sua marca.

Como recurso complexo, além do encantamento do consumidor, há também o aumento exponencial das possibilidades de conversão do lead, que é quando alguém entra em contato com sua empresa e, então, se torna um cliente. Nenhuma decisão de compra é racional, pois a emoção envolve tudo o que é humano. Qual é a estratégia de sua marca? Melhor ranqueamento? Mais vendas? Maior sintonia com o público? Não basta sobreviver, é preciso que sua marca tenha uma história única, que tenha emoção.

Hertz Wendell

Publicitário
Doutor em Estudos da Linguagem
Professor de Publicidade na Universidade Federal do Paraná
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