***Vol. 1, Nº 001 / 2020 - 20/10 (LANÇAMENTO) *Comunicação Pedro Oliveira

Mercado de Entretenimento e os Eventos Online

Pedro Oliveira

Em março deste ano a sociedade foi surpreendida pela pandemia da Covid-19 e, de modo brusco, os hábitos e costumes precisaram se adequar às recomendações da Organização Mundial de Saúde; em especial, na forma de isolamento e distanciamento social, que causaram um grande impacto nas relações econômicas, profissionais, interpessoais e de consumo. Na busca de reduzir aglomerações e a transmissão do vírus, as políticas de saúde fizeram as atividades profissionais não essenciais suspenderem o seu funcionamento normal e, nessa decisão, o mercado de eventos teve uma parada imediata – sendo que, muito provavelmente, será um dos últimos a voltar, já que em seu formato tradicional precisa da aproximação física de pessoas.

Um mercado que interage constantemente com o turismo – e movimenta cerca de 50 bilhões de reais por ano (de acordo com dados do IBGE) –, foi golpeado pelo “novo normal”. O que se observa durante a pandemia é que a comunicação aproximativa (ou seja, a que “aproxima” as pessoas) não parou: marcas continuam a reunir os seus públicos, mesmo que não em eventos, festas ou feiras presenciais.

O distanciamento social possibilitou ao mercado do entretenimento e de eventos novas experimentações, principalmente por meio do uso das tecnologias de comunicação; como as lives do Instagram, por exemplo, que aglomeram virtualmente milhares de pessoas – dentro das quais há, inclusive, a ativação de marcas e promoções de ações de responsabilidade social. Nessa ressignificação das coisas, vemos as festas virtuais transformarem os nossos quartos em baladas, as arenas de shows em cinemas drive-in, o sofá de casa no palco da colação de grau e, também, a sala de casa em auditório de palestras. A comunicação aproximativa está tomando formas que não exigem mais a interação física presencial, algo que antes era indispensável para a sua realização.

A dúvida que fica é: e o carnaval de 2021?

Pedro Oliveira

Relações Públicas
Especialista em Eventos
Ganhador do Prêmio “Profissional de Relações Públicas do Ano de 2020”
Facebook / Instagram / LinkedIn

Posts Relacionados