***Vol. 1, Nº 001 / 2020 - 20/10 (LANÇAMENTO) *Sociedade Tadeu Porto

A Exploração e a Sobrecarga do Trabalho na Pandemia

Tadeu Porto

Um grupo de pessoas juntas, trabalhando pelo mesmo objetivo, é comum de se ver no dia a dia. Diferentes vidas se organizam em famílias, condomínios de prédio, bairros, escolas, igrejas e, então, países inteiros. Existe um padrão na história que demonstra o apreço dos seres humanos por organizações coletivas, como por exemplo a política ou o trabalho; são relações que unem e organizam humanos por milênios – da agricultura à análise de dados, dos feudos às repúblicas, seres humanos têm sempre trocado entre si, em prol de objetivos comuns

Se organizar em torno do trabalho, por exemplo, é algo já bem antigo. No grego e no latim, a palavra “síndico” significava “buscar justiça, ou defender direitos coletivos” – algo que se mantém até hoje, mesmo que entre moradores ou os cidadãos do Brasil. Vale lembrar que a história da humanidade pode, também, ser entendida a partir da exploração – até mesmo, a que se dá nas relações de trabalho –, que, ao contrário do que pensa o senso comum, não parou na época da escravidão, ou mesmo nas primeiras revoluções industriais (lembradas pela alta sobrecarga de trabalho).

Pelo contrário, para muitos, ainda somos altamente explorados; principalmente, pelos efeitos colaterais da própria revolução tecnológica em que estamos. Na pandemia, por exemplo, temos relações de trabalho que trazem muitos desafios, justamente a partir do surgimento de novas ferramentas e, assim, da espera de um aumento desproporcional de produtividade; o que tende a sobrecarregar, previsivelmente, o cotidiano do trabalhador e, mais ainda, da trabalhadora – que, atualmente, precisa dividir a atenção entre o celular/computador, e a educação do seu filho. Pode ser um dilema individual, mas a solução é coletiva: quanto mais trabalhadores se reconhecerem tendo os mesmos problemas, maior a variedade de soluções que podem ser debatidas e praticadas.

Tadeu Porto

Mestre em Engenharia
Petroleiro na Petrobras
Diretor da Fundação Única dos Petroleiros, e do Sindipetro-NF
Facebook / Instagram / LinkedIn / Lattes

Posts Relacionados