***Vol. 1, Nº 004 / 2020 - 01/12 (FRATERNIDADE) *Cultura Neto Vasconcellos

A Fraternidade É Revolucionária

Neto Vasconcellos

Fraternidade é um conceito filosófico que faz parte do tripé revolucionário francês, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.  Nele, está estabelecido que o ser humano, como animal político, deve fazer escolhas conscientes em sua vida social, para reforçar o senso gregário e de pertencimento ao coletivo. Ao estabelecer uma relação de igualdade com os seus pares – porque, em essência, não há nada que possa nos diferenciar – este conceito é básico para a plena configuração da cidadania entre os homens; pois, em princípio, a partir dele, todas as pessoas são iguais.

Em alguns sentidos, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, porque todos devem mostrar que os outros são livres entre si, iguais entre si – e, para tanto, fraternos entre si. A fraternidade é expressa no Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na qual “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. É frequente que a ideia de “fraternidade” seja confundida com expressões como “caridade”, embora elas tenham significados radicalmente diferentes: a fraternidade representa o reconhecimento de uma dignidade universal a todas as pessoas, que são consideradas iguais e, então, com as garantias de todos os mesmo direitos (políticos, legais, socioculturais, pessoais, etc.). Para ser caridoso, ao contrário, você tem que ser – ou estar em condição – diferente de mim.

A Maçonaria, que historicamente participou ativamente da Revolução Francesa (conforme alusão na revista Chaine d’Union) teve, por meio de seu orador Malpert, que: “para a prática da vida, procuramos uma formula capaz de reunir todas as condições desejáveis ‘Liberté, Egalité, Fraternité’ (liberdade, igualdade, fraternidade) – é a que melhor corresponde às aspirações dos maçons”. A proposta foi aceita por todas as “Lojas” da maçonaria e, a partir delas, foi difundida aos grandes homens e mulheres da Revolução Francesa.  

Neto Vasconcellos

Comunicólogo
Empreendedor Digital
Empregado Público
Facebook / Instagram / LinkedIn

Posts Relacionados