***Vol. 1, Nº 006 / 2020 - 30/12 (PASSADO) *Cultura João da Costa

Tempo, Tempo, Mano Velho…

João da Costa

Tenho um amigo muito íntimo, daqueles bem chegados mesmo; conheço tudo dele e, ele, também conhece tudo de mim, desde que entrou na minha vida. Não é fácil ter uma companhia destas, é praticamente um livro da sua vida, algo que tem o poder de te erguer ou derrubar; nada é culpa dele, afinal é um amigo, e amigos estão ali para nos ajudar e apoiar – aliás, me apoia muito, mesmo me lembrando das minhas dores e perdas.

Lembranças são o seu forte e, puxa, como tem tanta coisa para me recordar. Quando olho para ele, sinto até uma emoção, um privilégio dele fazer parte de minha vida. Nem todos gostam dele, aliás, o tal do Senhor Alzheimer não tem uma boa relação com ele; prefere não lembrar, enfim… Esquecê-lo é uma das suas prerrogativas. Sim, é triste, pois o meu amigo ajuda a viver, a não cometer os mesmos erros, a se cuidar. Ele existe para orientar, é quase uma placa indicando, “CUIDADO”.

“Guardião das Memórias”, é um adjetivo que lhe dou. Seu pai tem uma linhagem distinta, existe desde que tudo existe, é antigo o tal fulano: tem gente que não tem ele para nada, tem gente que o tem sobrando – e, assim, a dicotomia deste patriarca se impõe vida a fora. Sim, o pai de meu mais sincero amigo é o Tempo. Meu amigo, assim o tenho, se chama Passado: é o meu mais fiel confidente, guarda tudo… É o editor do meu currículo da vida – seja pessoal ou profissional, amorosa ou dolorosa, não importa –, tudo é registrado.

Se estou vivo, ele já está passando, o Tempo… O pai sempre ajuda ao seu filho, o Passado, a cumprir a sua sina. Quando eu morrer e, inerte, estiver o meu cadáver, ainda assim o meu amigo falará ao legista o que houve, quais eram os meus hábitos, e do porquê fui daqui para ali. Não terei um estômago cheio de poesia, nem vísceras sentimentais: já serei eu parte integrante dele, pois, se em vida ele fazia parte de mim, em descanso eterno, sou eu que faço parte dele.

João da Costa

Letrólogo
Professor do Governo do Estado do Paraná
Autor do Livro Infanto-juvenil “Sete Ponteiras da Verdade”
Facebook / Instagram / Lattes

Posts Relacionados