Na astronomia, o solstício é o momento em que o “astro rei”, durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude. Ele ocorre duas vezes por ano: em junho e dezembro. Bem, você já deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o post de hoje. Absolutamente… Nada!
Quero conversar sobre quantas vezes iniciamos uma leitura sobre qualquer tema (ficamos apenas com as primeiras frases), e já curtimos e compartilhamos. Eu – garanto a você! –, que não faço isso. Não porque sou melhor ou pior, mas pelo hábito de apenas o fazer com o que realmente acredito estar alinhado à minha maneira de viver, ou de compreender a vida. Muitas vezes, assim como fazemos com textos, fazemos com as pessoas: não vamos com a cara do “primeiro parágrafo”, e já saímos descartando o texto todo. Podemos perder a oportunidade de conhecer alguém muito legal, justamente por nossos “achismos”.
O meu desafio nos últimos oito anos tem sido fazer com que as mulheres se permitam passar do “primeiro parágrafo” com as outras mulheres. Uma palavra latina que eu gosto muito é: “soroptimista”, que significa SOROR = mulher-irmã + ÓPTIMA = excelente; sendo que, traduzida livremente, é “o melhor para a mulher” – o que tem sido um dos meus pilares. Sempre que estou dando mentoria para as mulheres que me procuram, lembro o que tenho de melhor e, então, o que posso oferecer para elas.
Necessitamos de um mundo mais amoroso e, dentro das relações femininas, um mundo mais “soroptimista”; em que possamos oportunizar novos olhares, escutas e leituras, sem pré-julgamentos, para relacionamentos que façam mesmo a diferença. Como disse Maya Angelou, uma mulher inspiradora: “as mulheres precisam apoiar umas às outras. Toda vez que uma mulher se enfrenta, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela enfrenta todas as mulheres” – então, vem comigo?
Lênia Luz
Consultora de Empreendedorismo Para Mulheres
Idealizadora do Empreendedorismo Rosa
Escritora
Facebook / Instagram