***Vol. 1, Nº 003 / 2020 - 17/11 (IGUALDADE) *Política Paulo Vieira

Por Uma Política Da Igualdade

Paulo Vieira

O que quer dizer, então, o conceito clássico de “igualdade”? Como definir igualdade, entre sujeitos que se diferenciam? O primeiro passo para a compreender é perceber do que ela trata, em sentido político; e, o segundo, em a separar da simples constatação cotidiana do quanto, de fato, somos todos diferentes. A igualdade política é construída pela prática e, na maioria dos casos, por uma luta que eleva o sujeito à condição de uma subjetividade; a qual lhe confere possibilidades que, ainda que não sejam jamais realizadas, devem – pelo menos, como ponto de partida –, ser reais. É pelo que a igualdade jamais pode acontecer, na política, como algo separado da garantia de oportunidades, e da oferta das mesmas condições para todos.

Nicolau Maquiavel, um filósofo do Renascimento, frequentemente pensava como se manifestavam os conflitos entre o povo e os seus “grandes”; e, também, como eles sinalizavam que uma ruptura política estava próxima. A igualdade tenta superar, justamente, a distância entre eles (povo – “grandes”), ao tentar se desfazer das suas diferenciações; o que pode ser mesmo bastante conflituoso, já que, assim, a igualdade tenderá a ser bastante crítica sobre os mais poderosos, e todos os que querem se impor aos demais.

Quase toda proposição de igualdade é revolucionária ou, ao menos, foi motivada por uma revolução. A noção de cidadania contemporânea, por exemplo, nasceu do acúmulo de revoluções que a forjou; e, a tarefa igualitária que ela implica (embora ainda não tenha se completado), continua a pôr no horizonte a tarefa de transformação social, que entende o reconhecimento do outro na esfera da igualdade. A diferença é imediata – já a igualdade, é uma construção humana, histórica e política, sem a qual o próprio sentido do jogo político pode mudar completamente: ou a política é uma política da igualdade e da inclusão do diferente, ou ele é simplesmente dominação (ou, no limite, extermínio).

Paulo Vieira

Filósofo
Doutor em Filosofia
Professor de Filosofia na Universidade Federal do Paraná
Facebook / Instagram / Lattes

Posts Relacionados