***Vol. 2, Nº 011 / 2021 - 10/03 (SABEDORIA) *Cultura Fernando Meira

O Senhor Miyagi em Cada Um

Fernando Meira

Quem cresceu nos anos 80 do século passado dificilmente passou ileso ao advento da trilogia Karatê Kid. Os mais afoitos provavelmente tiveram, pelo menos, um membro quebrado treinando o golpe da águia em cima de um tronco ou de um muro. Recentemente a Netflix passou a exibir e produzir a série Cobra Kay, que reacendeu a velha chama nos hoje quarentões – angariando mais uma porção de jovens fãs. Quando recebi a incumbência de escrever sobre a pauta de Sabedoria a primeira coisa que me veio à mente foi a figura do Senhor Miyagi, zelador ex-combatente da Segunda Guerra Mundial.

Cultivador de bonsai e, durante boa parte do tempo, “babá” de Daniel Larusso – o jovem teimoso, egocêntrico (mas de bom coração), vítima dos valentões do dojô Cobra Kai. Resolvi, então, rever os filmes da franquia, e me espantei em perceber que nos dias atuais me identifico muito com Miyagi. Fui um jovem como Daniel – o que é um pouco triste, levando em consideração que estou no lugar da velhice – mas, por outro lado, tirando as dores em partes do corpo que eu nem mesmo sabia que existiam, é um caminho para a subtração do tempo ao qual todos estamos condenados a seguir.

O que nos permite perceber as pequenas idiossincrasias cotidianas, potencializadas por um olhar que não é necessariamente mais calmo; mas, sim, de quem já viu muitos amanheceres. De tudo, creio que a sabedoria é percorrer este caminho e, usando a metáfora do fime, devemos nascer Daniel Sam e envelhecer senhor Miyagi, “pois se a raiz é forte, árvore sobrevive”.

Fernando Meira

Ator
Diretor de Teatro
Dramaturgo
Facebook / Instagram

Posts Relacionados