***VOL. 3, Nº 013 / 2021 – 17/04 (TEMA LIVRE) *Sociedade Letícia Costa

Já Ajudou Uma Mãe Hoje?

Letícia Costa

Para nós, mulheres, não é novidade que passamos por vários apertos quando nos tornamos mães. Do corpo que se transforma, do psicológico que sofre com a queda hormonal do puerpério, até a tensão de conhecer aquele novo ser – enquanto precisamos nos anular completamente como mulher para dar espaço à mãe. O tempo passa e as dificuldades não diminuem, apesar de as pessoas ao redor acharem que a mãe “não precisa mais de tanta ajuda assim”.

As dificuldades só se transformaram, mas a demanda continua lá. Depois de voltar a pensar em desistir, comecei um processo de autocuidado: entendi que preciso estar bem para cuidar da minha filha (que hoje tem um ano). Este processo envolve cuidados com o corpo e com a mente e, também, entender que talvez eu não alcançarei o “projeto de mãe” que havia programado para ser – e que está tudo bem. Muitas vezes eu não vou saber o que fazer.

Preciso entender que nem tudo é minha culpa, e que existem coisas que eu não consigo controlar. Lidar com os trabalhos domésticos, com estudo e com uma criança pequena me faz sentir exausta – e, todos os dias, eu faço estas três coisas ao mesmo tempo. Quando penso que é algo bastante comum para nós, tenho certeza de que para toda mãe se deveria erguer uma estatueta; mas sei que é exatamente o contrário disto que recebemos, na maioria das vezes.

Se até os anos 1980 a representação das mães nos meios de comunicação era de um lugar de amor incondicional e de perfeição; hoje, se ligarmos a TV, escutaremos em um comercial de fraldas que os cuidadores e cuidadoras não precisam de palpites, precisam de ajuda. Por precisarmos estar fortes – das mães é exigido, muitas vezes, poderes sobre-humanos – não aceitamos mais permanecer presas neste lugar que estivemos por décadas.

A mãe de 2021 carrega tanto amor quanto coragem e, também, ainda muita sobrecarga, culpa e solidão; pelo que eu te convido a verdadeiramente escutar uma mãe do seu convívio – para a entender e, até mesmo, a ajudar e apoiar.

Letícia Costa

Jornalista
Miss Curitiba Universo 2017
Modelo, Atriz e Escritora
Facebook / Instagram

Posts Relacionados