***Vol. 2, Nº 008 / 2020 - 28/01 (PRESENTE) *Cultura Lênia Luz

Hoje é o Dia: Presenteie-se!

Lênia Luz

Dalai Lama dizia: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. Inspirada na frase, quero deixar a você que me acompanha aqui na Revista de Bamba, algumas dicas de como “estar presente” no presente.

1º Trabalhe a sua respiração: inspire e expire, conscientemente, prestando atenção ao que está acontecendo no seu agora. Se há algum ruído, ou algo te incomodando… Se permita estar em desconforto, não fuja dele.

2º Coloque o passado no seu devido lugar: no passado! Ele não pode ser alterado, por mais incômodo que seja.

3º Não crie ansiedade sobre o seu futuro; afinal, ele ainda nem aconteceu, e você pode sim o sonhar e planejar, mas não “ser” apenas na projeção dele.

Você é daquelas pessoas que termina o dia e continua “queimando a cabeça”, com problemas que aconteceram, ou podem acontecer? Foque no presente e te garanto que este estresse mental será lançado para bem longe. Como? Volte à dica 1…. Inspire, respire e não pire. Na Wikipédia o termo “presente” está definido como: “o tempo do agora, que é o passado e o futuro ao mesmo tempo […] é impossível marcar o presente já que a cada intervalo de tempo que passa, o presente vira passado; assim, o presente é constante e infinito”.

Esteja aberto para novas oportunidades, para conhecer coisas novas. Já ouviu falar em crenças limitantes? Elas são formadas em nossa mente, por meio das experiências que já vivemos, que acabam por nos limitar ao nos fechar para novas aprendizagens. Quando focamos no presente elas perdem a força e, só então, conseguimos seguir para um novo estágio – sem ficar com o dedo de acusação apontando para nós mesmos.

Como? Mantenha o foco no presente, para que a experiência que você estiver vivendo seja a mais sentida e vivida possível – seja, ao estar mesmo presente aonde você plantar os seus pés. Só cuidado com o apego às raízes: não faça comparações, pois o presente nunca será o passado, ok?

Lênia Luz

Consultora de Empreendedorismo Para Mulheres
Idealizadora do Empreendedorismo Rosa
Escritora
Facebook / Instagram

Posts Relacionados