***Vol. 2, Nº 010 / 2021 - 24/02 (DOENÇA) *Cultura Walter Thomé Jr.

Doença Não é Mi-Mi-Mi

Walter Thomé

Qual a parte mais importante do corpo? Fácil: aquela que está doendo. Chato, mas real. Prestamos atenção em tudo o que incomoda em nosso corpo, tudo o que dói. É a própria origem da palavra “doença”: aquilo que dói, que causa dor. Curioso é que nem tudo é dor física, pois há também a dor emocional e, nossa, esta machuca muito. Quem aqui já esteve “doente de amor”? “Doente de paixão”? Aquela sensação devastadora, de vazio quando se está distante da pessoa desejada; aquela vontade de estar grudado, colado, abraçado. Aquela falta de sentido para tudo na vida quando não se pode ter quem se quer – é uma doença terrível.

A doença da saudade. Difícil, dilacerante. Aquela que nos deixa “a ver navios”, nos portos do passado na esperança que ele retorne – que as coisas, as pessoas, os tempos e os lugares que amamos voltem a estar presentes em nossas vidas. “Ah, como dói… Saudade no meu peito, me rói, me rói, me rói…”. Conhece alguém “doente da cabeça”? Aqui o assunto é muito sério e delicado. Historicamente, os males que afetam as mentes humanas foram negligenciados. É “pura frescura” ou, a expressão da moda, “é só mi-mi-mi” – só que não. A civilização e a medicina avançaram muito. Graças ao que, hoje vivemos mais e melhor do que há algumas décadas; porém, aumentaram sensivelmente as doenças neurológicas e, entre elas, o Mal de Parkinson, ou de Alzheimer, assim como os AVCs, a Depressão e, até mesmo, as Enxaquecas!

Viva a Saúde. Em poucos períodos foi tão importante, e tão presente, a discussão sobre a saúde. Desejamos tanto a vacina nesta pandemia que chegamos a ficar ansiosos. Minhas caras e meus caros Bambas, preciso confessar: tenho muito medo desse vírus, mas já estou de “saco cheio” de não poder sair, encontrar e abraçar as pessoas. De ir pra noite, de tocar nos bares. Fora doença! Fora, junto dela, o ser abjeto, vil e asqueroso que parece a idolatrar. Sabe o que eu mais quero? Poder me reunir com amigas e amigos, grandes Bambas, erguer uma taça, brindar e falar bem alto: Saúde!

Walter Thomé Jr.

Publicitário e Musicista (saxofonista)
Redator, Diretor de Criação
Sócio Fundador da Agência Sol Propaganda
Facebook / Instagram / LinkedIn

Posts Relacionados