No decorrer de nossas vidas, nos encontramos com diversas outras pessoas e, constantemente, utilizamos o que chamamos de “afinidade” para estabelecer como iremos nos relacionar com elas. O cotidiano traz um histórico de aprendizado e, dessa maneira, passamos diversos momentos comparando – muitas vezes, com a “lógica” da igualdade – o que já nos foi ensinado, com o que está ocorrendo a nossa volta. A partir das decisões que tomamos, e as suas consequências, nos moldamos e nos tornamos mais o que somos. Talvez seja pelo que a igualdade, também, possa ser pensada em um aspecto mais amplo; por exemplo, o de que somos parte de algum grande fenômeno, muitas vezes maiores do que a nossa própria compreensão. Afinal, desde os signos do Zodíaco e, até mesmo, na religião (na qual todos são iguais perante a Deus), acreditamos em comportamentos padrões, que demonstram a igualdade entre os seres humanos.
Trabalhadores e trabalhadoras do mercado informal, por exemplo, ao se entenderem cada vez mais como iguais e, então, ao se unirem – podem estabelecer um conjunto de ações que tragam mais previsibilidade à vida de cada um. Por outro lado, trabalhadores de carteira assinada têm o desafio de manter, vivo na cultura nacional, o reconhecimento da importância dos direitos trabalhistas universais. Para se construir uma igualdade de fato, dinâmica e plena, precisamos de um sistema no qual possamos nos manifestar sem agredir, ou ser agredido; e, portanto, é preciso que nos tratemos como iguais na efervescência da vida, e não apenas nas letras frias da lei.
No sentido de viver tal processo, devemos escutar as pessoas, construir projetos conjuntos, nos organizar para estabelecer políticas com padrões de igualdade real entre todos. Seja nas igrejas, sindicatos, partidos ou movimentos coletivos de qualquer bandeira, a igualdade virá do constante diálogo, e da resolução coletiva de nossos problemas em comum.
Mestre em Engenharia
Petroleiro na Petrobras
Diretor da Fundação Única dos Petroleiros, e do Sindipetro-NF
Facebook / Instagram / LinkedIn / Lattes