***Vol. 1, Nº 003 / 2020 - 17/11 (IGUALDADE) *Sociedade Letícia Lanz

A Vida como Uma Sessão de Psicanálise

Letícia Lanz

Quero, cada vez mais, levar a minha vida como uma permanente sessão de psicanálise. Expor meus bloqueios e dificuldades, eliminar não ditos ainda presentes nas minhas relações, falar abertamente de sexo, orientação sexual e outros tabus que ainda permanecem como fortes obstáculos a uma vida plena, integrada e feliz. Por exemplo? O melhor sexo que eu fiz na vida foi transando comigo mesma. Seja por incompetência ou preguiça de buscar parcerias dispostas a viajar junto comigo nas mesma fantasias, fato é que conquistei uma bela e robusta autonomia de gozo sexual. Não quero mais manter essas barreiras burguesas que separam tão drasticamente o privado do público e, por consequência, a pessoa da coletividade.

Somos seres coletivos, condenados a viver na falta do outro por uma economia de mercado que nos transformou em inimigos e inimigas, competidores e competidoras. Chega de “fotos sorrisivas” que, na maioria das vezes, só servem para esconder histórias pessoais corrosivas. Quero ampliar essa revolução nas comunicações interpessoais, na qual já estou engajada há muito tempo. Mesmo que faça com que eu pareça grossa e mal-educada pra quem insiste em continuar vivendo no armário burguês da mentira, do cinismo, do jogo, do controle e da hipocrisia.

Definitivamente, não me recomendo para menores de entendimento e de sensibilidade – muitos dos quais, homens brancos, cisgêneros, heterossexuais, agentes do patriarcado machista que há dez mil anos exerce sua dominação podre e cruel sobre as mulheres e sobre a natureza, já fizeram merda que chega nesse planeta. Tá na hora de mulheres de todas as cores – junto com homens pretos, homens femininos e LGBTs – darmos um basta à ação predatória desses trastes, e às suas atividades infames na economia neoliberal de mercado. Empodere-se comigo, e lutaremos para tirar esses monstros pré-históricos – que só olham para o próprio umbigo (ou, talvez, mais embaixo…) – do caminho do progresso, da paz e da prosperidade de toda a humanidade.

Letícia Lanz

Psicanalista e Economista
Mestre em Sociologia, e em Administração de Empresas
Candidata a Prefeita de Curitiba
Facebook / Instagram / LinkedIn

Posts Relacionados