***Vol. 1, Nº 004 / 2020 - 01/12 (FRATERNIDADE) *Sociedade Flavia Fachini

A Sua Cura É A Minha

Flavia Fachini

Tudo aquilo que foge a norma é considerado um desvio do “bom caminho”. Quando as mulheres ousam ultrapassar a linha daquilo compreendido como caminho a ser “seguido”, as estruturas sociais de opressão se reproduzem nas relações sociais e intersubjetivas, a partir dos micropoderes (FOUCAULT, 1984) – que reforçam os padrões e os estereótipos do que é ser, “verdadeiramente”, uma mulher. Lembro-me bem – como eu poderia esquecer? –, do atendimento que fiz a uma mulher em situação de violência: a marca na testa era visível, eram vários e seguidos os pontos que haviam sido dados pelos muitos socos que havia levado de seu companheiro. Ela não sentia-se protegida pelo Estado para realizar a denúncia, e afirmou: “fui eu quem provoquei, ele é bom para mim, isso acontece apenas quando ele está drogado. É um do exemplos, do que é esperado, sobre “ser mulher” – se espera a submissão frente a violência, e a aceitação do controle e da disciplina.

É por meio de um sofrimento psíquico grave ou moderado (na maioria das vezes, associado a situações de risco e de vulnerabilidade social) que as mulheres usuárias do SUS – inseridas em um Centro de Atenção Psicossocial – podem, finalmente, encontrar alguma sororidade e empatia. Muitas delas sofreram abusos sexuais atuais ou na infância, violência doméstica e intrafamiliar e, todas, compartilham o “privilégio” de viver em um país tão estruturalmente machista.

A proposta desse espaço é, tanto por meio de grupos – sejam eles psicoterapêuticos (fala), geração de renda (produção, ação), mundo do trabalho (encaminhamentos, discussões) – quanto nos atendimentos individuais, identificar as causas do sofrimento para que, assim, elas possam ser enfrentadas e, ele, diminuído. É por meio dos grupos e do trabalho coletivo que as mulheres, frente as estruturas sociais de poder, se reconhecem como iguais e, então, se organizam nas mais diversas esferas da vida social.

Flavia Fachini

Assistente Social CRESS 10.199
Mestre em Tecnologia e Sociedade
Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial
Instagram / Lattes

Posts Relacionados